Fundo

terça-feira, 14 de junho de 2011

Minha cor é... Azul! E a sua?

O azul costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E, por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo aos olhos e estimula a criatividade.


Cientificamente falando, o azul é uma das três cores-luz primárias, e cor-pigmento secundária, resultado da sobreposição dos pigmentos ciano e magenta. Seu comprimento de onda é da ordem de 455 a 492 nanômetros do espectro de cores visíveis aos olhos humanos.


A cor azul está associada aos signos Peixes, Libra, Aquário e Sagitário? Sabia também que o azul-marinho nos faz sentir descontraídos e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite; o azul claro e o azul-celeste nos fazem sentir calma e proteção de todo o alvoroço das atividades do dia, por isso é aconselhável contra a insônia; e o escuro azul da meia-noite age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos conectar com nossa parte feminina e intuitiva?


E olha que interessante! Na cromaterapia, essa cor tem sido usada com sucesso para tratar distúrbios menstruais, como: cólicas, dor lombar ou até mesmo sangramento excessivo. As mulheres com problemas menstruais podem usar a qualidade curativa da cor azul pouco antes, durante e depois das menstruações. Roupas de dormir, calcinhas e roupões de banho azuis, assim como roupas de uso diário da mesma cor podem ser considerados; além disso, itens domésticos, como roupas de cama e toalhas de banho, também podem ajudar a atenuar os distúrbios menstruais.


Sabia também, que no começo da Idade Média, o vermelho era a cor da nobreza, enquanto o azul era dos servos? Pois é, os tecidos eram tingidos de azul com o pigmento extraído de uma planta chamada Ísatis, ou pastel-de-tintureiro.


Para conseguir a tinta, era necessário deixar a planta fermentando em urina humana. (Isso mesmo! Anna tb é cultura! Hsss) Com o tempo, perceberam que o álcool acelerava o processo, por isso, tintureiros ingeriam bebidas alcoólicas com a desculpa de que a urina já sairia rica em álcool. A expressão em alemão blau werden, literalmente traduzida como "ficar azul", significa na Alemanha "ficar bêbado"!


Hahahahaaaa, vai que a moda de ficar azul tb pega aqui no Brasil nos dias de hoje? E vc, qual é a sua cor preferida?
Bjs e uma 3ª feira azul para tds nós! ;D

8 comentários:

Cores do caminho disse...

Oi Anninha, nao sei qual a minha cor porque nao consigo escolher uma so..rssrs, ora gosto mais de uma, ora mais de outra e assim vao-se os dias.
Mas ficou belissimo esse post.
Bju
Alice

Anônimo disse...

Sou como a Alice, não consigo escolher uma como preferida.
Quanto a postagem: adorei!
Aprendi muita coisa boa.
Bjs.
Myrian

Unknown disse...

Eu sou multicolorida! rsrs
Mas tenho uma séria tendencia aos tons terra!
Bjocas e uma semana muito boa para vc!!

Ana Paula Gervason disse...

Eu amo azul acho que fica tudo tranquilo quando usamos na decoração!
Mas a minha cor preferida é o rosa, adoro!!!


Bjsss e uma maravilhosa semana!

http://toutlamour.blogspot.com

Vanessa Pimenta disse...

Antes eu amava o rosa,tudo era rosa...ai não sei o que houve,de uns tempos pra cá o azul me deixa mais feliz!
Tô pensando seriamente em pintar meu quarto de azul!!!hehe

Bjoo grande!

http://nacasadapimenta.blogspot.com/

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Anninha

Sempre fui muito bege, e desde meus 12 anos que comecei a reparar nas minhas escolhas de roupas..kkk
Mas era louca por verde, mas não é um acor tão fácil de achar os tons mais lindos. depois do blog comecei a ver os azuis e descobri que o tom turquesa é meu preferido por ser mais esverdeado.
Ah, também ando louca por amarelo nos últimos tempos.

bjus flor

flaviane disse...

Sempre gostei de azul, da cor por si só, do significado, de suas nuances e mesmo para vestir é uma cor que combina com meu tom de pele. Agora por suas curiosidades gosto mais ainda. viu, vc acertou em cheio na cor.
Adorei o post!
Bjs

Cores do caminho disse...

Oi Bela tem selinho pra voce em meu cantinho colorido..rssrs
Bjs