Fundo

terça-feira, 26 de junho de 2012

Limpando suas malas com Carinho!

Viajar é muito bom, mas quando retornamos para casa vem a 'difícil' tarefa de desfazer as malas, mas a grande maioria das pessoas se esquecem e as guardam sem realizar uma limpezinha nas queridinhas.


Vamos às minhas dicas para limpeza de malas e sacolas de viagens:

1. Água morna e sabão neutro
A grande maioria de malas e sacolas são laváveis; assim, começe a limpeza, com pano úmido, pela parte interna, depois passe para as paredes externas, bolsos e demais compartimentos. Se sua mala for de policarbonato ou ABS essa sugestão de limpeza é 'melhor e única apropriada.

2. Detergente e vinagre
Malas em tecidos são lindas, mas sujam com muita facilidade. Para limpá-las com facilidade, caso não seja possível lavá-las, misture 5 colheres de sopa de detergente em 1 litro de água e esfregue essa mistura de forma moderada e sem exagero no tecido. Para limpar a esponja, passe-a na mistura de 1/2 xícara de vinagre e água para que possa repetir a etapa de limpeza até que o tecido fique limpo.

3. Vaselina líquida
Depois de limpar as malas ou sacolas usando uma das sugestões acima e secar bem, seja na sombra ou com pano de algodão seco, aplique vaselina líquida em suas malas de couro, plástico ou sintéticos em geral. No caso dos materiais rígidos (policarbonato e ABS) use cera automotiva. A função desses produtos é, conforme o caso, hidratar, polir, proteger e/ou dar brilho.

De forma geral nunca use solventes, amoníacos, água sanitária e abrasivos em geral, pois esses produtos certamente danificarão sua mala. E também não as guarde úmidas para não gerar mofo.

Se tiver muitas dúvidas, consulte o certficado de garantia ou o fabricante de sua mala para saber as instruções coorretas de limpeza de seu modelo.

Ahhhh, na limpeza, não se esqueça das rodinhas, que precisam ser bem limpas. Aproveite esse momento para verificar se parafusos, fechos, puxadores e cadeados estão Ok.

Verifique também se alguma parte metálica necessita de reparos e coloque, se necessário, um pouquinho de óleo lubrificante ou grafite no mecanismo das rodinhas, e não se esqueça de retirar o excesso antes de guardar a mala no armário.

Na hora de guardá-las, procure colocá-las em sacolas feitas de flanela ou sacolas plásticas para protegê-las e se você não tiver muito espaço, guarde as malas menores dentro das maiores. Ahhh, evite colocar peso sobre as malas quando guardadas para não danificá-las.

Viu como é fácil! Pode até dar um trabalhinho, mas vale a pena pq assim vc terá as preciosas (assim chamo minhas malas) como companheiras de muuuuitas outras viagens. Hsss

Bjokas e um dia de limpeza para tds nós. ;D

6 comentários:

pinho disse...

Olá Anna! Gosto muito de suas dicas! Essa dica para limpeza das malas é boa para conserva-las melhor. Gostaria de que nos desse dicas de como organizar a mala para viagem, ou como serparar, o que levar.Obrigada!

Renato F. disse...

Bom mesmo para higienizar o interior de malas, principalmente se for emprestada à outras pessoas é um bactericida e fungicida em frasco aerosol encontrado nos supermercado, não falo o nome para não fazer propaganda, mas é bem antigo e bem conhecido, a lata é branca com escritos em azul, basta pulverizar, fechar a mala por uns 20 minutos para o produto agir e depois deixar a mala aberta em local arejado até secar bem, não há ácaros, fungos, bactérias ou mal cheiro que resistam! O produto não é tóxico usar sempre longe de animais e crianças. Uso-o até em calçados e tênis de corridas.

Renato F. disse...


Boa dica por ser barata e que atende bem aqueles que não dispõem de recursos financeiros, mas há no comércio produtos desenvolvidos em laboratórios de pesquisas quando usados corretamente conforme indicação do fabricante produzem resultados magníficos.

Unknown disse...

oi bom dia tenho imã mala de viagem na cor vermelho e gostaria de saber como Fasso para lavar posso lavar com água e detergente

Unknown disse...

oi bom dia tenho imã mala de viagem na cor vermelho e gostaria de saber como Fasso para lavar posso lavar com água e detergente

Unknown disse...

Oi Liliana! Minhas malas Tb são vermelhas, Sansonite. Nunca lavei mala, uso apenas pano úmido com detergente neutro para a limpeza. Nunca manchou ou danificou. Tente assim e veja se te ajuda, mas se ela for flexível, sem armadura, pode lavar no tanque. Bj. ;)