Fundo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ovos para celebrar o Renascimento!

O ovo é símbolo de renascimento, e é essa a razão para a real comemoração da Páscoa. Na Alemanha há a tradição de montar a Osternbaum, ou seja, Árvore Pascal. Que tal fazer como os alemães e comemorar essa páscoa com uma coisita diferente na decor?
 
 
A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.

O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dalí ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida!
 

Ahhh, como toda tradição, é como no Natal, também tem data certa para ser montada. Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso galhos totalmente secos, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.


A árvore pode ser desmontada a partir do segundo Domingo após a Páscoa ou ir até o fim do mês de Abril. Se precisar de dicas para decorar os ovos verifique na categoria 'Páscoa' aqui do bloguito as várias sgestões que já dei.


Quer conhecer um pouco mais sobre essa tradição que vem do leste europeu e não só da Alemanha? Visite o site da cidade de Águas Mornas/SC e aprenda um pouco mais.

Se você gostou da ideia de ter uma Osternbaum, pegue a árvore de natal (ou parte dela, se ela for grande) e monte uma belezura dessas em sua casa. E não se esqueça, a Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria!!

Fontes da pesquisa: www.magiazen.com.br / www.aguasmornas.sc.gov.br
 

Um comentário:

ana maria disse...

Oi Anninha

Aguas Mornas fica uns 20 e poucos km aqui de casa, rs
depois vo conferir sua dica!
adorei as ávores apesar de ainda não ter adotado decor de páscoa em casa.
Vou ver tuas postagens anteriores , e coloquei nosso encontro no blog hoje, bjinhos amiga