Fundo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Organizando a papéis e documentos!

People, como estão seus documentos pessoais e papelada geral em casa? Se você tem problemas com organização das contas, documentos, etc, etc e sempre que precisa não os encontra... hoje o assunto da Coluna 'Organização' é para você.


Vamos lá... Em primeiríssimo lugar, você deve decidr em qual cômodo da casa concentrará sua papelada e documentos gerais (pessoais, escola, casa, trabalho, etc). Depois defina se é no armário, em uma gaveta... enfim, decida o lugar e comece a planejar a organização.


A maneira mais fácil e barata para colocar tudo no lugar é usar pastas com divisórias. Você encontra pastas específicas em quelquer papelaria em sua cidade, dê preferência às pastas com tags, etiquetas ou coloridas para identificar o tipo de dcoumento guardado. Ex.: Pasta Vermelha = Contas a Pagar, Verde = Contas Pagas e Amarela = Documentos).

Imagem: www.bhg.com

Além das cores, você pode lançar mão de etiquetas (simples ou coloridas) e que devem estar em tudo, pois qto mais identificação, mais rapidamente você encontra o que está procurando. Nessas etiquetas, você pode colocar datas de pagamento, descrição dos documentos e o que mais imaginar. O objetivo é facilitar a vida!


Em minha casa, basicamente organizo os documentos, contas e papeladas em geral da seguinte forma:

Pasta Vermelha: 'Contas a Pagar' em ordem cronológica, ou seja, os que vencem primeiro ficam na frente.

Pasta Verde: 'Contas Pagas' separadas por tipo (água, luz, telefone, condomínio, cursos, etc), identificadas em sacolinhas por etiquetas.

Pasta Branca: específica para documentos pessoais e seguindo o mesmo padrão da Pasta Verde, separadas e identificadas por divisórias específicas para: seguros (carro, casa e vida), documentos pessoais (RG cópia autenticada, CPF, título de eleitor, comprovantes de votação, passaporte, certidão de casamento, carteira de vacinação, etc), documentos do trabalho (CTPS, Cartão PIS/PASEP, ASO, contra-cheques), estudos (certificados de formação, certificados de cursos, etc), documentos bancários (extratos, cópias de cartões de crédito (para o caso de roubo ou perda), senhas), Declaração de Imposto de Renda, Notas Fiscais importantes.


E uma dica importante quando se fala de documentos é saber por quanto tempo devemos guardá-los, ou seja, planejamento do arquivo morto é importante. Para isso, segue abaixo sugestão de tempo de guarda  para cada tipo de documento ou conta.

Sempre: certidão de nascimento ou casamento, certidão de reservista, divórcio.

5 Anos: comprovantes de aluguel, cheques cancelados, extratos bancários, registros de investimentos.

Alternativos: certificados, títulos de ações (até serem trocados por dinheiro ou vendidos), contratos gerais (até serem renovados), documentos do carro (até ser vendido), escritura do imóvel (enquanto for seu), notas fiscais de compras importantes, seguro de vida / auto ou residencial (até serem renovados), testamento (até ser atualizado).


É isso aí people. Organizar a papelada dá trabalho, mas no final, quando precisamos encontrá-los rapidamente acaba sendo muito mais fácil.

Bjs e uma semana organizada para nós. ;D

(Maya, espero ter atendido ao seu pedido. Bjokas.)

3 comentários:

Ana Paula Gervason disse...

Quanta idéia prática ,adorei! Assim fica mais fácil encontrar o que precisamos...

Bjss e uma semana iluminada!

http://www.toutlamour.blogspot.com/

mollymell disse...

Olá Anna, tudo bem?
Estou visitando seu blog pela primeira vez, e estou encantada. Parabéns, é um lindo blog.
Gostei muito dessa postagem. Adoro organizar as coisas, e sempre busco + idéias e maneiras.
abraços

JULIANA disse...

BOA NOITE, SOBRE AS CORES DAS PASTAS, JA VI EM UM VIDEO Q AS CONTAS A PAGAR DEVEM FICAR NA PASTA AZUL E AS PAGAS NA PASTA VERMELHA.