Fundo

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A Confeitaria Colombo fez 119 Anos!

Essa semana foi aniversário de uma grande e maravilhosa Sra que que eu admiro muito e nutro um amor inexplicável, a Confeitaria Colombo. Sempre que estou no Rio, lá eu vou!!
 

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Decorada com balcões em mármore ilatiano rosado, enoooormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia e mobiliário em madeira Jacarandá, a confeitaria foi fundada em 17 de Setembro de 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão e completou 119 anos de existência na última 3a feira.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
A construção em estilo neo clássico abriga 3 grandes salões. O salão principal é chamado de Bar Jardim e o salão com balcão de bar é o Restaurante Cabral, ambos no pavimento térreo.

 
Já no piso superior, construído em 1922 está o Restaurante Cristóvão, onde o maior destaque é a lindíssima e colorida clarabóia, decorada com incríveis vitrais.

 
Dona de um cardápio delicioso o chef responsável pela cozinha mantém a tradição de algumas guloseimas, como quindins e tartaletes, mas inova bastante; tanto que para esse aniversário o cardápio foi revisitado. Meu bombocado de laranja agora é só por encomenda, mas meu bolo suíço (mistura de bolo com pudim) continua imexível.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}

Visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica (em 1920) e  a rainha Elizabeth da Inglaterra (em 1968) já participaram de recepções nesses lindíssimos salões. Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros. Olha só esse encontro Jeito de Casa, Jeito Simples de Ser e nós do {SA} em Março.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Casamentos muuuito elegantes são realizados semanalmente; principalmente aos Sábados e Domingos. Acreditem, olhei o calendário de eventos e notei que todos os Sábados de 2014 já estão reservados. Uma loucura!!

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Criado em 2002 o Espaço Memória Colombo se encontra no piso superior e abriga diversas peças usadas durante os 119 anos de vida da confeitaria. São cardápios, baixelas de prata belga, cristais e curiosidades, como a partitura da música Sassaricando. Ahh, e se você quiser, o espaço abriga eventos para até 30 pessoas.

Imagem: Fotógrafa Patrícia Figueira
 
Outra coisa bacana é que a porcelana usada nos serviços é feita especialmente para a casa e se você quiser dá até pra ter um aparelho completo de chá em sua casa. Sim as peças lindas são vendidas!
E saiba, a confeitaria é patrimônio cultural e artístico da capital carioca; além disso, recentemente aa confeitaria foi eleita uma das 10 melhores do mundo, concorrendo com a Gilli em Florença (considerada a melhor). Quer visitar essa Sra elegantérrima nesse fim de semana? Então anota aí...
 
Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro
De 2a a 6a feira - das 09h às 20h
Sábados e feriados - das 09h às 17h
Domingo - exclusivo para eventos
Tel.: (21) 2505-1500
 
Para chegar é facinho, facinho. Fica perto da estação de metrô Carioca e atente-se, prefira ir de transporte público pq na região é muuuuito difícil estacionar, mesmo nos fins de semana e feriados.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Espero que tenham gostado desse lugar que eu amo tanto. E aí, que tal conhecer a confeitaria e desfrutar de uma tarde de delícias com a família no próximo fim de semana? Tenho certeza que você vai adorar!!
 
Bjokas e um dia de delícias para tds nós. ;D
 

3 comentários:

chica disse...

Ela é maravilhosa e quase um ponto turístico no Rio! Lindas fotos e gostei de ver o encontro! beijos,chica

Fernanda Reali disse...

As fotos estão lindas e dá vontade de fazer turismo lá. estivemos no dia 20 de setembro, sexta, num encontro de blogueiras esmaltólatras, e o atendimento foi péssimo, garçons ataefadíssimos e descontentes. Eu já tinha tido experiências ruins lá, então lanchei antes na Casa Cavé, que eu ador.

Ao chegar na Colombo, foi só diversão, troquinha de esmalte, abraços na amiga aniversariante e amigo secreto.

Quando tu tiveres férias, me avisa que marcaremos um lanchinho com as blogueiras em um café bacana no centro do Rio.

Beijooooo

Unknown disse...

Concordo com vc,trabalhei perto da Colombo durante anos, prefiro a Cave ,preços mais em conta,doces deliciosos