Fundo

sábado, 23 de novembro de 2013

Dia de Combate ao Câncer Infantil!

Você provavelmente não sabe, mas hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. É um dia diferente, novo, mas hiper importante para nossa criançada!

Imagem: www.sbp.com.br

O Dia foi instituído em 04/04/08 através da Lei nº 11.650, mas foi lançado em Curitiba, pela Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) e liderado pela presidente da associação, Sra Mariza Del Claro, com a intenção de promover o diagnóstico precoce e a qualidade do tratamento do câncer infantil.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a doença que mais mata crianças de 0 a 5 anos e a primeira causa de morte por doença em crianças de 5 a 18 anos. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer infanto-juvenil corresponde a 3% dos casos no Brasil.

É configurado como câncer infantil um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, a qual pode ocorrer em qualquer local do organismo. Entre os tipos mais comuns da doença nessa faixa etária estão leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas.

Imagem:  http://pedhospjl.blogspot.com

Então é isso, prevenir é melhor do que remediar; daí, procure um especialista caso alguma criança que você conhece apresentar os seguintes sintomas:

- perda de peso;
- manchas roxas e sangramento pelo corpo (sem machucados);
- vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio;
- caroço em qualquer parte do corpo (principalmente na barriga);
- palidez;
- febre prolongada, sem causa identificada;
- dores nos ossos e nas juntas (com ou sem inchaços);
- crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.


Imagem: www.noticias.uol.com.br

E aí, mais consciente agora? People, a Turma da Mônica apóia, {Segredos da Anna} Explica e também apóia esse Dia!! Junte-se à nós nessa luta!!!

Bjokinhas e um dia feliz para tds nós.


Ahh, um dia ainda mais feliz para Natália&Rodrigo, amigos do marido, que se casam hoje em Jundiaí/SP e eu estarei lá!!

Nenhum comentário: