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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Organize seu tempo e faça mais!

Faz tempo que não falo de organização por aqui, e hoje o tema é esse... Organização do Tempo! Por que? Pq tempo é algo que você pode dar, compartilhar ou perder, mas nunca recuperar.


Imagem: www.google.com

1. Use uma agenda semanal ou mensal para ter uma idéia global do seu tempo disponível e das suas atividades. Agrupar atividades pode economizar tempo com deslocamentos e facilitar, em muito, a execução das tarefas.

2. Planeje cada dia incluindo todas as atividades previstas para a jornada. Não reserve apenas o tempo dedicado ao trabalho. Inclua tudo que você quer ou precisa fazer. Deixar as atividades à mercê da memória, da sorte ou do acaso pode ser divertido um dia. Mas, se virar hábito, seu tempo será sempre pouco para fazer tudo. E não se desespere caso não execute alguma tarefa, passe-a para o dia seguinte. Só não deixe isso acontecer sempre, caso contrário... babau planejamento. Hsss

3. Agende os seus compromissos, atribuindo não só a hora de início, mas também a de término. Procure respeitar esses limites. Isso é fundamental para o sucesso de seu dia e ajustes em planejamentos futuros.

4. Cumpra o que previu para cada jornada. Se você tiver planejado corretamente, terá tempo suficiente para cada atividade. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para incluí-lo assim que for possível.

5. Inclua no seu planejamento semanal tempo para lazer e descanso. Isso não é "perda de tempo". Em Gestão denominamos de Ócio Criativo. Todos nós precisamos de uma pausa para a vida pessoal. Você verá que voltará mais disposto quando retornar ao trabalho. Inclua nisso o cafezinho com bolo que você nunca toma naquela confeitaria que você está louca para conhecer faz tempos. ;D

6.  Aja com rapidez e eficácia, mas não tente correr o tempo todo. Uma dose de criatividade e flexibilidade são fundamentais para, quando necessário, encontrar novas soluções no menor tempo possível. Viver sempre "acelerado" só a deixará exposto ao estresse e às doenças, pois fragiliza o sistema imunológico. Não confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessário!

7. Cuide dos minutos para aproveitar as horas. Não despreze os minutos que sobram entre as atividades. Nem "arredonde" o tempo fazendo coincidir a hora de fim de uma ação com o começo de outra, principalmente se você precisa se deslocar. Permitir-se atrasos por mau planejamento só diminuirá o seu rendimento ao longo do dia. Além disso, você correrá o risco de não contar com o tempo necessário para as últimas atividades previstas para a jornada.


Viu, planejar a rotina e gerir o tempo é simples difícil é cumprir, mas com um esforçinho....
Mude seu 2012 para melhor. Comece se planejando!!

Excelente semana para tds nós!! ;D

2 comentários:

Babasinha disse...

Devo confessar que sou um desastre no quesito organização. Mas adorei a ideia de por um quadro de tarefas na parede....
To com um blog novo www.salada-rosa.bogspot.com que aborda temas variados femininos e vou precisar me organizar muito bem. Você poderia nos ajudar um dia desses com umas dicas de como organizar uma mala ou necessaire para viagem. Se gostar e quiser seguir, em breve teremos sorteio.
Parabéns, sempre estou passeando por aqui.. beijos

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Tempo organizado é questão de sabedoria... fica maior...
Bjm de paz e alegria