Fundo

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A Confeitaria Colombo fez 119 Anos!

Essa semana foi aniversário de uma grande e maravilhosa Sra que que eu admiro muito e nutro um amor inexplicável, a Confeitaria Colombo. Sempre que estou no Rio, lá eu vou!!
 

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Decorada com balcões em mármore ilatiano rosado, enoooormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia e mobiliário em madeira Jacarandá, a confeitaria foi fundada em 17 de Setembro de 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão e completou 119 anos de existência na última 3a feira.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
A construção em estilo neo clássico abriga 3 grandes salões. O salão principal é chamado de Bar Jardim e o salão com balcão de bar é o Restaurante Cabral, ambos no pavimento térreo.

 
Já no piso superior, construído em 1922 está o Restaurante Cristóvão, onde o maior destaque é a lindíssima e colorida clarabóia, decorada com incríveis vitrais.

 
Dona de um cardápio delicioso o chef responsável pela cozinha mantém a tradição de algumas guloseimas, como quindins e tartaletes, mas inova bastante; tanto que para esse aniversário o cardápio foi revisitado. Meu bombocado de laranja agora é só por encomenda, mas meu bolo suíço (mistura de bolo com pudim) continua imexível.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}

Visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica (em 1920) e  a rainha Elizabeth da Inglaterra (em 1968) já participaram de recepções nesses lindíssimos salões. Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros. Olha só esse encontro Jeito de Casa, Jeito Simples de Ser e nós do {SA} em Março.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Casamentos muuuito elegantes são realizados semanalmente; principalmente aos Sábados e Domingos. Acreditem, olhei o calendário de eventos e notei que todos os Sábados de 2014 já estão reservados. Uma loucura!!

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Criado em 2002 o Espaço Memória Colombo se encontra no piso superior e abriga diversas peças usadas durante os 119 anos de vida da confeitaria. São cardápios, baixelas de prata belga, cristais e curiosidades, como a partitura da música Sassaricando. Ahh, e se você quiser, o espaço abriga eventos para até 30 pessoas.

Imagem: Fotógrafa Patrícia Figueira
 
Outra coisa bacana é que a porcelana usada nos serviços é feita especialmente para a casa e se você quiser dá até pra ter um aparelho completo de chá em sua casa. Sim as peças lindas são vendidas!
E saiba, a confeitaria é patrimônio cultural e artístico da capital carioca; além disso, recentemente aa confeitaria foi eleita uma das 10 melhores do mundo, concorrendo com a Gilli em Florença (considerada a melhor). Quer visitar essa Sra elegantérrima nesse fim de semana? Então anota aí...
 
Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro
De 2a a 6a feira - das 09h às 20h
Sábados e feriados - das 09h às 17h
Domingo - exclusivo para eventos
Tel.: (21) 2505-1500
 
Para chegar é facinho, facinho. Fica perto da estação de metrô Carioca e atente-se, prefira ir de transporte público pq na região é muuuuito difícil estacionar, mesmo nos fins de semana e feriados.

Imagem: Arquivo Pessoal {SA}
 
Espero que tenham gostado desse lugar que eu amo tanto. E aí, que tal conhecer a confeitaria e desfrutar de uma tarde de delícias com a família no próximo fim de semana? Tenho certeza que você vai adorar!!
 
Bjokas e um dia de delícias para tds nós. ;D
 

2 comentários:

✿ chica disse...

Ela é maravilhosa e quase um ponto turístico no Rio! Lindas fotos e gostei de ver o encontro! beijos,chica

Fernanda Reali disse...

As fotos estão lindas e dá vontade de fazer turismo lá. estivemos no dia 20 de setembro, sexta, num encontro de blogueiras esmaltólatras, e o atendimento foi péssimo, garçons ataefadíssimos e descontentes. Eu já tinha tido experiências ruins lá, então lanchei antes na Casa Cavé, que eu ador.

Ao chegar na Colombo, foi só diversão, troquinha de esmalte, abraços na amiga aniversariante e amigo secreto.

Quando tu tiveres férias, me avisa que marcaremos um lanchinho com as blogueiras em um café bacana no centro do Rio.

Beijooooo