A técnica é simples e como o próprio nome já diz o ponto é formado por trabalhar-se a linha ou lã no formato de cruz com o auxílio de uma agulha simples. Você conhece?
Imagem: Arquivo pessoal {SA}
A história mostra que o bordado em ponto de cruz teve início na pré-história quando nossos ancestrais costuravam suas vestes feitas de peles dos animais utilizados na alimentação, mas ganhou força e notoriedade na Idade Média pela Europa (especialmente Inglaterra) e Estados Unidos.
Imagem: Arquivo pessoal {SA}
Também podemos vê-lo muito utilizado na Rússia e nas vestes Gregas. Depois de muito tempo 'esquecido" e utilizados apenas por campesinos, em meados dos anos 1950 voltaram a ter seu valor por adornarem os branquíssimos lençóis e toalhas produzidos por talentosas bordadeiras na Ilha da Madeira em Portugal.
Imagem: Arquivo pessoal {SA}
Eu adoro de paixão esse tipo de bordado, que aprendi sozinha, e constantemente faço alguma pecinha para uso próprio ou presentear amigas queridas ou a criançada que me cerca. É o caso dessa toalhinha linda que fiz especialmente para uma de minhas sobrinhas utilizar na lancheira. lindinha né?
E você, gosta desse tipo de bordado? Faz ou já viu alguém fazendo algo utilizando essa técnica? Tem alguma peça? Conte-me aqui, vou adorar saber!!
Bjokinhas e um dia bordado para todos nós. ;D
3 comentários:
Aprendi fazer o bordado em ponto cruz qdo já era adulta e casada. Aprendi com uma amiga de trabalho e era num minutinho ou outro no horário de serviço mesmo que ela me dava as dicas e eu colocava em prática qdo chegava em casa. Fiz questão de aprender a fazer o avesso perfeito. Mas nos últimos anos não tenho feito nenhum trabalho e sinto saudades qdo era mais empolgada com o ponto cruz.
Gostei de saber um pouco sobre a origem do bordado.
Bjs
Acho maravilhoso e vejo sempre vendendo aqui em BH! Mas eu mesma não sei fazer :(
Lhe convido a conhecer meu blog, tem post novinho sempre! :)
Jenni Karolyne
http://www.jennikarolyne.com
Oi Anna!
A toalhinha ficou muito linda! Seu bordado é impecável!
Já bordei muito na minha vida... Desde muito pequena... Mas hoje, ando costurando mais...
Abraços, Iris
Postar um comentário