Fundo

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nova Friburgo... em meu coração!!!

Gentem, hj meu dia continua de muita dor e sentimento por minha cidade do coração, Nova Friburgo!!

**** Atualizando 2 ****

Já é 6a feira, mas continuarei falando sobre isso, pois não há como chegar em minha cidade e não há o q fazer! Já são mais de 250 vítimas fatais reconhecidas. E as não identificadas? E as desaparecidas? Qtas mais serão?

É como se uma tsunami tivesse passado por toda região! Parece um grande pesadelo!! Minha terrinha está irreconhecível!
É muita dor e sofrimento para uma cidade tão pequena e q possui cerca de 200 mil habitantes.

Em meio a tudo isso uma pessoa muito querida por mim e exemplo profissional faleceu ao ver tudo o q está acontecendo. O atual prefeito Heródoto, q sempre foi minha inspiração e por causa dele me tornei Engenheira Civil, estava internado aqui no RJ e não resistiu. Esse grande engenheiro foi quem saneou e realizou obras de engenharia magnificamente em toda a cidade num outro mandato como prefeito na década de 80. Nossa cidade sempre foi a preciosidade da vida dele.

Outra pessoa querida, o ex prefeito Paulo Azevedo, teve sua casa tomada pela avalanche de lama e está desaparecido.

Para quem for aqui da cidade do RJ, por favor, doem garrafas d'água na sede da Cruz Vermelha que fica no centro da cidade. Doe sangue no HemoRio. Todos agradecerão!

Para saber outros locais de doação acesse aqui. Se vc não for do RJ tb tem pontos de doação neste link.

Embora minha família esteja bem, minhas lágrimas vão além do meu coração. Minha cidade, a Princesinha da Serra, assim como toda região, não merece tudo isso!! É muito forte vê-la passar por tudo isso!

**** ****

Infelizmente as chuvas arrasadoras da noite de 3a para 4a feira acabaram com toda minha cidadezinha. Não há local nela em que possamos dizer... está tudo bem. Entre 2h e 3h da madrugada choveu 185mm. Gente... foram mais de 300mm em 24h. Isso é muita água gente!! O esperado para o mês inteiro choveu em apenas 1 único dia!

Desde o início do dia de ontem, ao ver imagens na TV, fiquei em pânico e passei o dia inteiro tentanto falar com meus familiares sem sucesso. Estava angustiada, até que no fim do dia minha irmã conseguiu fazer contato e fiquei sabendo que felizmente estão todos bem.

Infelizmente a loja dos meus pais Casa Útil dos Presentes, que fica no centro da cidade, está acabada. A água ficou acima do nível do balcão de atendimento. Entrou mais de 1,20m de água e tomou conta de tudo. A loja é de utilidades domésticas, imaginem como ficar louças, panelas, cristais, etc? Meus pais estão arrasados! A loja é a vida deles!!

Embora as emissoras estejam divulgando muita coisa, a cidade está sem luz, sem água, sem telefone fixo, sem transporte público, 1 garrafa d'água de 1,5L está custando R$10,00 e, o pior, o número de mortos é muito superior ao divulgado.

Minha irmã comentou de vários conhecidos nossos que já estão desabrigados, soterrados ou mesmo... mortos. Parte de uma família muito querida... se encontra soterrada e não há o q fazer. Comentou tb de mais alguns prédios que desabaram durante a madrugada. A escola estadual de frente à Pça de Turismo.... virou necrotério, pois 70 vítimas fatais já passaram pelo IML e ete não comporta a qde de vítimas.

É horrível!!! Estou com meu coração... esmagado e, embora Deus saiba o que faz, em momentos como estes... fico confusa!! Qtas vida se foram? Qto sofrimento?...

Como moro na capital e estou 'distante' uma das imagens que marca toda esta catástrofe na minha mente é a da Capela Santo Antônio que fica na Pça do Suspiro. Nesta mesma praça o Teleférico da cidade... este... desceu com toda lama e não existe mais.

Da capela, até o fim da noite de ontem só restava a fachada de uma construção inaugurada em 1884. A torre sineira, foi inaugurada em 1948 e é projeto do renomado arquiteto Lúcio Costa. Tão triste!!


Imagens: www.uol.com.br

**** Atualizando 1 ****

Para quem puder ajudar doações de alimentos não perecíveis, água e produtos de limpeza/cuidados pessoais são bem vindo. A Defesa Civil de sua cidade pode repassar as doações.

Para quem quiser ajudar com $$... foi disponibilizada a c/c 11.0000-9 - Ag 0741 - Banco Brasil. Qualquer valor é ajuda!!!

**** ****
Hoje desejo, com lágrimas, um dia de luz e força... para minha querida Nova Friburgo!!!
Que Deus esteja com todos por lá!!

16 comentários:

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Anna

Amiga, que tragédia, que calamidade... estava vendo pela tv agora...
Só com força divina pra levar a vida em frente!!!
bju enorme no coração do povo carioca....

Ana Amélia disse...

Ana , não tem como não ficar triste... passei ontem o dia todo com muita angústia diante das notícias ... Um lugar tão lindo , devastado, só nos resta clamar pela misericórdia de Deus.

Renata de Lima disse...

Oi Anninha, acabei de te enviar um e-mail perguntando sobre sua família, pois ontem quando vi a noite na TV fiquei preocupada, pois sua família é muito querida pra mim, igualmente sua cidade. Eu também fiquei com a imagem da igrejinha destruída em minha mente, e várias vezes ontem ficava lembrando do meu passeio pelo teleférico... lamento muito por todo o ocorrido, e tenho rezado por toda a Região Serrana, e por tantas famílias que perderam tantos entes queridos.
Amiga, força pra vc e sua família, e o que os seus pais precisatem, conte comigo. Bjs

Neli Alves disse...

Meu Deus! Essas coisas nos deixam muito triste, mesmo que não conheçamos ninguém na região. Quantas vidas perdidas... além das coisas materiais essenciais que muitos perderam. Uno-me a você em oração! Que Deus os abençoe e proteja. Bjks

Flaviane Koti disse...

Sinto muito pela loja de seus pais e por seus conhecidos...
Daqui, rezo para que a situação melhore.
Bjs

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Ana

Agorinha estava assistindo um resgate de uma dona de casa pelo jornal hoje, dramático!!!
Que loucura a força do rio como uma bomba!!!!
Hoje de manhã estive aqui mas nem tinha lido a postagem inteira, sái na corridinha e agora vim ver tudo.
Que pena teus pais terem perdido a loja...Mas graças a Deus estão vivos....
Agora fui ver meus emails antigos pra saber se a Norma era de nova friburgo, achei que ela tinha falado em FRIBURGO.
Tomara que ela consiga deixar algum contato pra gente, fiquei muito preocupada!!!
bjus
amiga, vou ficar acompanhando tuia postagem pra saber o que anda acontecendo.

BLOG DE UMA ROSA disse...

Olá Ana! Que triteza ver a ação da natureza fazer isso, aqui em São Paulo também muitas cidades estão em estado de emergência e o número de mortos é altissímo, fora os desabrigados e desapropriados(que suas casas estão para desabar) que não tem para onde ir, mas afinal infelizmente não há o que fazer só rezar para amenizar a chuva e concertar os estragos se é que é possível. Um Beijo Grande e Muita Força para Você e Seus Pais.

Artemizia disse...

Ontem vi as imagens na televisão e fiquei estarrecida :(
Fiquei me perguntando o poderia ter acontecido para tanta destruição... parece não ter resposta que nos convença, principalmente para aqueles que perderam familiares.
É muito triste, não dá para ficar alheia a tanta destruição e mortes.
Desejo que Deus olhe para sua família e a todos da cidade, para consigam recuperar pelo menos o suficiente para dar continuidade a vida, com muita força e fé.
Saida que estou solidaria com sua tristeza e com todos afetados em Nova Friburgo, Petropolis e Teresopolis.

Neca Marques disse...

Olá, Anna! Força amiga. Eu não sei o que te dizer nesta hora. Estou aki diante do micro me debulhando em lágrimas, keria que minhas lágrimas saciassem a sede, a fome, a tristeza, a angustia destas pessoas e restaurassem suas vidas e casas. Eu vi ontem a tarde e depois a noite as noticias. Tentei não chorar diante de minha mãe que é mais emotiva do que eu e tem problema cardiacos. Mas é inevitável não ver e não chorar. Rezo p/que tudo melhore. Deus está conosco. Não acredito ser obra de Deus e sim dos homens que tapam os olhos p/destruição mundial. Pode ver, que em todos os lugares deste planeta há enchente ou seca.
Deus dará a elas um mundo melhor depois desta destruição. Pensamento positivo. Diz uma frase: Há males que vem p/o bem. Sei que é questionável esta frase. Que bem? Bjos FORÇA!

Analice disse...

infelizmente é muito triste para todos e qualquer pessoa... pois sao situações de grande sofrimento... muita força e luz para todos ... e Que Deus conforte...

Anabela Jardim disse...

Fiquei muito assustada com toda essa tragédia. Principalmente porque sempre ouvi falar tão bem dessas cidades e nem cheguei a conhecer antes da tragédia. Que Deus dê conforto a todos que sofrem por causa das chuvas.
Te convido a visitar os meus blogs.
Abraços.

Marly disse...

Oi, Anna,

Eu estou me segurando para não falar sobre a tragédia que ora se desenrola em parte do RJ, por estar tomada por uma mistura de estupefação, tristeza raiva e aquela horrível sensação de impotência.
Receba e transmita à sua família e amigos a minha mais sincera solidariedade. Que o Senhor do universo console e reestruture a vida das vítimas sobreviventes.
Que tristeza!

Um beijo.

Ly Mello disse...

Ai amiga, nem em fala. Chorei muito vendo as notícias de Friburgo, um lugar que amo tanto, onde já passei tantos bons momentos!
Quanta tristeza ver tantos mortos, tantas famílias destruídas!
:(

Bj.

Mônica Suñer disse...

Anna, não tenho nem palavras... Muita oração para os que se foram e, para que os que ficaram, tenham força para resistir a tanta dor. Sinta-se abraçada, com amor, bj, Mônica

Neca Marques disse...

Olá, Anna! Tem selinho p/vc no meu blog. Se der passa lá. Bjos.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Anna

Eu aqui fico preocupada com a Norma, nem imagino onde fica a casa dela...mas vendo tanta coisa a cabeça ferve.
Agora imagino vc que é da cidade, conhece cada cantinho, tem suas lembranças dos lugares, das pessoas.
è muita crueldade algo assim acontecer...
Bjus no seu coração amiga
fica com Deus!!!