Fundo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Listras, para que te quero?

Elas são um tipo de estampa muito usada na decoração e aparecem em todo canto. Muitas vezes pintadas em paredes, móveis e  acessórios.  Servem para um monte de coisas, inclusive efeitos ópticos (visuais) que confundem e encantam nossa mente.


Você já sabe que quando usadas em vestimentas, as listras podem engordar (sentido horizontal) ou emagrecer (sentido vertical) alguém, não é? Pois bem, na decoração é a mesma coisa. Essa estampa peculiar causa efeitos visuais lindos, mas devem ser usado com cuidado, pois uma aplicação errada pode trazer desconforto a quem está no recinto.


Assim sendo, conheça algumas dicas sobre como aplicar corretamente a estampa listrada na decor de sua casa. Vamos lá...

Listras verticais: nas paredes, fazem o pé direito (altura) parecer mais alto, mas, em compensação, faz o ambiente parecer mais estreito (lembra da regrinha para roupas.... listras verticais fazem parecer mais altas e por isso, mais magras). Se as listras forem muito fina maior é a impressão. Em exagero, o ambiente fica “saturado” e com tendência a estressar as pessoas que nele ficam; por isso, é recomendado usar somente em uma parede.


Listras horizontais: faz com que o mbiente pareça mais baixo, e conseqëntemente, mais largo. Em exagero, o ambiente fica “sufocante”.


Listras diagonais: são incríveis, pois dão “movimento” ao ambiente e conferem um aspecto mais dinâmico, mas use-as com moderação pq em exageram detonam totalmente a decor.


E aí, entendeu tudinho? Para resumidamente:

1. Quer “abaixar” um pé direito alto? Use listra horizontal.
2. Quer fazer parece mais larga uma parede? Use listra horizontal.
3. Quer parecer mais alto e imponente um espaço? Use listras verticais. É importante destacar o fato de que prateleiras horizontais, por exemplo, tem o mesmo efeito de listras horizontais. Assim como móveis, janelas, divisórias, etc com linhas verticais ou horizontais tem o mesmo efeito das listras.
4. Quer combinar sofá e tapete? Se usar listras no sofá, opte o tapete liso e vice-versa.
5. Paredes e objetos listrados combinam? Perto de uma parede listrada, prefira objetos de cor única, pois ganhão realce extra.
6. Posso ter listras no sofá e nas almofadas? Sofás lisos ganham vida com almofadas coloridas. O oposto tb dá super certo.
7. Estapas + Listrado dá certo? Sim, combinam, desde que sigam um jogo harônico de cores e formatos.



De uma forma geral, as listras, podem ser todas da mesma largura e espaçamento ou não. Neste último caso, trazem movimento e jovialidade também.

Ui, já ia me esquecendo de falar sobre cores!! As cores que você usa fazem muita diferença quando falamos de listras. Listras em cores neutras, tom sobre tom, remetem ao clássico, discreto e neutro. Já listras com cores vivas dão um toque de jovialidade em qualquer espaço.
Gostou do assunto de hoje? E na sua casa, você tem algma parede ou móvel listrado? Conte-me!
Espero que com as diquinhas dadas hoje motivem você a listrar algo em sua casa.

Bjão e uma 6a feira de cor para todas nós. ;D

5 comentários:

Vanessa Pimenta disse...

Oi Anna!!!Eu acho lindooo tudo que tem listras,mas em móveis,paredes...mas em roupas não curto muito hehe!
Tenho vontade de fazer uma parece com listras em 3 tons de uma cor só,mas ainda estou pensando...vai que faço sozinho e dá tudo errado hehe!Amei as imagens!Bjoss e um ótimo fds!

http://nacasadapimenta.blogspot.com/

Ana Paula Gervason disse...

Eii Anna!

Adorei as listras na decoração mas eu não tenho nada listrado...ótimas inspirações...

Bjss querida e um final de semana iluminado...

http://toutlamour.blogspot.com

flaviane disse...

Que dicas boas sobre listras, explicadinho assim dá até vontade de se arriscar e pintar uma parede pelo menos,humm.
bjs e ótimo fim de semana.

Unknown disse...

Adorei a parde colorida e com listras!
boa idéia!
Bjocas

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Anninha

Que tudo essa postagem, lindas imagens... agora o que arrasou e nunca tinha visto era a piscina listrada!!!! até salvei a foto , não resisti..rs
Agora aqui em casa não tem nadica assim... peninha.

bju amiga