Fundo

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Está com dor nas costas? Simbora cuidar!!

Você conhece sua columa vertebral? Está tudo bem com ela ou tem sentido alguma dor? Se estiver, vale a pena investigar. A dor ao sentar pode ser lesão no ciático ou sacro, sabia?


É meninas, estou afastada de meu trabalho desde o mês de Maio tratando um problema de saúde. Ao longo desses meses e após o término do período programado para alguns medicamentos e hormônios, uma dor incomenssurável na coluna apareceu e percebi que não conhecia nem dava a atenção devida a esta parte de meu corpo.
 
 
Faz tempos que vinha sentindo essa dor, mas como a do baixo ventre era superior, sempre a confundi com rins (pois faria uma cirurgia de bexiga esse mês), postura, lombalgia ou ciático (já que a perna falhava bastante e agulhadas eram sentidas nos pés e ao sentar) e deixei para depois. Essa imagem aí de cima nos apresenta as divisões de nossa coluna vertebral para vocês conhecerem e entenderem melhor meu relato.

 
Pois bem, após algumas consultas e exames (inclusive ressonância) tudo indica que há uma contratura vertebral pós-traumática acompanhada de um rebaixamento da mesma, resultado tardio de minha cirurgia realizada a 2 anos atrás. Na época, alguns ligamentos útero-sacros foram retirados em virtude dos focos endometriais profundos terem causado danos severos à estes. É people, sorrir é bom, mas nem sempre é fácil! E eu, continuo sorrindo; afinal de contas, mesmo com dor, estou muito melhor do que muita gente nesse mundão de Deus. Hssss


A cada dia é mais complicado sentar corretamente (sobre o coccix) devido a forte pressão e pontada que sinto e que irradia, ao mesmo tempo, para a nuca e para os pés. É como se eu sentasse em agulhas espessas e longas. Mas tudo bem, pois o importante é descobrir para tratar corretamente, não é?!
 
Para me ajudar a continuar sorrindo por aí, faz bastante tempo, uso cintas especiais. Antes usava para preservar a musculatura abdominal, devido ao aumento de peso resultante do uso de altas doses de hormônios para controlar dor relativas a endometriose; depois, passeia a usá-las para conter a lombar... e agora... a região lombo sacro (meu novo modelito underwear abaixo apresentado). O uso dessa cinta, não dói e ainda ajuda a manter a postura ereta. Ê beleza!!! Só incomoda em dias quentes, nos demais é tranquilo.
 
 
E aí, eu me pergunto se estou preparada para mais essa? Sei lá, mas vamos lá pq cuidar da saúde é muito melhor do que deixar piorar. É exatamente por isso que estou compartilhando tudo isso com vocês, para que se tratem sempre e sempre. Se tiver de parar o mundo para se cuidar... façam e não deixem para depois!! Combinado?!

Agora... levanta e sacode a poeira, pq eu... vou; aliás, fui!!! Hssss
 
Bjokas e espero q tenham gostado da 'aula'. ;D
 

4 comentários:

chica disse...

Puxa!Que coisa! Mas importa é que tens boa vontade, boa cabeça e vais levar à sério. Conheço umas e outras,rsr que não são assim!!! beijos,fica bem!chica

Cris Felix disse...

Eu sinto muuuuita dor na lombar, nossa, muita dor mesmo!
Aiiin preciso me cuidar mais ;/

Glau disse...

Adorei aprender contigo
Bjusss

Blog Woman Chic disse...

Super importantes as informaÇões do post.
beijos