Fundo

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Semana Santa, o que significa?

People, vcs sabiam que a Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo?

Pois é, a Semana Santa se inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do Domingo de Ramos (domingo passado), e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no Domingo de Páscoa (próximo Domingo).


Vamos às explicações dia por dia!

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei e saudado com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.


Segunda-feira Santa
É o segundo dia, onde o Nosso Jesus começa sua caminhada rumo ao calvário. Calvário é o nome dado à colina que na época de Cristo ficava fora da cidade de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado.


Terça-feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa, onde é celebrada as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. As 7 dores são: apresentação de seu filho ao templo, fuga para o Egito, perda do menino Jesus, encontro no caminho do Calvário, aos pés da Cruz, lança atravessante no coração e sepultamento de Jesus.


Quarta-feira Santa
É o quarto dia da Semana Sant e marca o encerramento do período quaresmal. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Quinta-feira Santa
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus 12 discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata.
Nesta noite Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia cobre-se todas as imagens existentes no templo pois a igreja se inluta pela véspera da morte.


Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão
É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. A recordação da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.


Sábado Santo
Também era chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.


Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.


E assim termino esse post de hj acreditando q a humanidade pd ser melhor!
Nessa 6a feira da Paixão, repense suas atitudes e forma de agir e pensar. Se doe mais! Seja mais solidário aos q precisam e aproveite muito seus dia em família. Bjs. ;D

Fontes da pesquisa: http://pt.wikipedia.org e http://www.catequisar.com.br/.

3 comentários:

chica disse...

Linda postage,Adoro essas coisas todas.

Uma Páscoa linda e feliz.Bom renascimento! beijos,chica

Faniquito disse...

Oii, amiga !!!

Desejo uma feliz páscoa a vc e aos seus queridos

Beijinhos

Ana

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Anninha

Tudo mito bem explicadinho, ficou linda a postagem!!!!!!!!!

bjus amiga