Fundo

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cuidando das mãos nesse Inverno.

Meninas, não sei vocês, mas geralmente no Inverno minha pele fica mais seca e o contato com a água e produtos de limpeza acabam estragando minhas mãos com mais facilidade.

Nessa época minhas unhas também ficam um 'papelzinho' de finas... Já fui a médicos que associaram a redução de espessura a problemas respiratórios (asma e bronquite) que tenho se agravam nessa época, mas o que entendo é que cuidar das mãos e unhas é necessário. Hssss


Vocês sabem, nossas mãos também envelhecem e por terem menor quandtidade de glândulas sebáceas, acabam sendo muito mais suceptíveis ao ressecamente; por isso, cuidados são necessários. cremes, óleos, massagens... são muito bem vindas. Saibasm que ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por tudo isso, é extremamente importante cuidar diariamente das mãos.

A hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele, formando um filme delicado e perfumado; além disso, protetores solares são bem vindos para amenizar os efeitos do sol e evitar possíveis manchas.

A maior parte dos dermatologistas dizem que o hidratante corporal pode ser usado nas mãos, porém, o ideal é priorizar o uso de cremes mais específicos, pois a área das mãos é mais exposta ao sol e a repetidas lavagens. "Durante o dia, procure utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta) que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. Já à noite as fórmulas devem conter uréia, ácido lático e lactato de amônio, que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, principalmente ao dirigir”, orienta Bellini.

Seguem aqui dicas simples para mantermos a hidratação:
  • Hidrate as mãos com cremes específicos diariamente.
  • Use filtro solar diariamente no dorso das mãos, afinal, ela é uma das regiões mais expostas ao sol.
  • Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois estes agridem e ressecam as mãos.
  • Evite roer as unhas e mantenha-as limpas, pois além de deixá-las feias, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.
  • Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.
E outra diquinha bacana é essa receitinha, simples para esfoliação.

Ingredientes: 1 colher de óleo de amêndoa, 1 colher de sal ou açúcar cristal e 1 colher de creme hidratante.

Modo de fazer: misture os ingredientes e passe o preparado nas mãos, massageando com movimentos circulares. Enxágue com água morna. Em seguida, aplique uma loção ou creme hidratante, preferencialmente com filtro solar, para evitar manchas.


Qto as unhas, evite roê-las e deixe-as ao menos uma noite por semana sem esmalte para que elas 'respirem'; isso evita o ressecamente. Se quiser dicas bacanas para deixá-las bonitas, vá lá no blog da queridíssima Fernanda Reali e participe das constantes blogagens coletivas sobre esmaltes. Vale a pena!

Ahhh, tenha cuidado com o uso de unhas postiças acrílicas (porcelana), que provocam a chamada dermatite de contato alérgica e também as unhas artificiais (plástico), pois se usadas por mais de quatro dias, podem provocar a onicólise (separação do corpo da unha da base), além de dermatite de contato.

Esses são meus segredos de hoje para tenhamos sempre mãos bonitas e hidratadas, mesmo no Inverno.

Bjokas e uma excelente 6a feira para todas nós. ;D

5 comentários:

Fernanda Reali disse...

Anna, obrigada por me linkar neste blog lindooooo!

Amiga, minhas mãos andam muito feias, com a pele ressecada e manchada. Fui na dermato e fiz um tratamento que não funcionou, então ela sugeriu sessões de laser, mas não fiz porque dói muito. Já fiz laser na depilação de axilas e chegava a chorar.

Tenho usado bons hidratantes, esfoliações caseiras e a cerinha gradado pink nas cutículas.

um beijooooo
brigadaaaaaa

Unknown disse...

Excelenta dica!
As minhas mãos ficam super ressacadas no inverno!
Bjos

flaviane disse...

Em geral, as japonesas tem mãos bonitas, homens japoneses tbm e eles cuidam mesmo. Na televisão japonesa há muitas propagandas de cremes para mãos. Eu, infelizmente não herdei essa genética. Fazer o que,né?
Bjs

Vanessa Pimenta disse...

Sabe que às vezes esqueço de cuidar delas,preciso rever isso já!rs

Bjoss e um ótimo fds Anna!

http://nacasadapimenta.blogspot.com/

Cantinho das Artes disse...

Olá Anna!!
Em primeiro lugar adorei o "Segredos da Anna" pode ter certeza que vou estar sempre por aqui.
Agora falando das dicas são ótimas já anotei na minha agenda para compras as coisinha para fazer meu creme para esfoliação.
Obrigado pelas dicas.
Bjinhos no coração