Fundo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Organizando nossos livros!

Bem, o fim de semana veio, o Domingo passou, li o jornal, um livro, folheei algumas revistas e quando vi...a 2a feira já havia chegado e com ela.... a coluna 'Organização'; sendo assim, hoje nossas dicas serão para livros e revistas.


Para começar, limpe periodicamente suas estantes. Para isso, tire todos os livros do móvel e faça uma boa limpeza em suas prateleiras antes de voltá-los ao lugar. Vale passar um pano levemente umedecido com querosene, que ajuda a combater o mofo e possíveis traças, mas deixe as prateleiras secarem perfeitamente antes de prosseguir com a arrumação (além de deixar as janelas abertas para ventilar bastante). Lembre de limpar as estantes regularmente.


Assim como a limpeza, periodicamente, verifique se todos os livros e revistas que você tem ainda despertam o seu interesse ou lhe poderão ser úteis. Caso contrário, não guarde excessos, pois um livro que não lhe serve muito bem poderá ser melhor aproveitado por outra pessoa.

 

Você também pode direcionar o que não mais deseja à uma instituição (biblioteca pública, escolar ou universidade) e ampliar os horizontes de muito mais pessoas. A doação ou venda em sebos são boas providências nesse caso.


Outra dica importante é decidir como e onde vai armazenar seus livros. O ideal é que sejam organizados por categorias; assim, sugiro que sejam organizados por assunto e, dentro dele, por ordem alfabética de autor ou título, como for mais conveniente para você. Esteticamente, também fica interessante que dentro do assunto se organize também em ordem de altura ou cor (eu organizo em assunto/altura).


Se desejar, utilize uma tag ou etiqueta em cada prateleira, indicando o assunto que ali está armazenado. Isso vai facilitar a procura rápida. Lembre-se também que é sempre bacana personalizar sua estante com bonitos objetos, porta-retratos, quadrinhos, enfim, objetos pessoais ou decorativos importantes para você, pois dão ainda mais charme ao espaço.


Separe os livros que você mais gosta, aqueles especiais para você ou mesmo os que consulta frequentemente, pois estes podem ser armazenados no seu quarto mesmo, numa mesinha de cabeceira ou numa pequena estante ou nicho. Fica mais prático e vai lhe trazer conforto.


Livros de capa dura, especialmente os de fotos, ficam lindos se colocados na mesa da sua sala de estar. Coloque um objeto pousado sobre ele e sua decoração está feita. Vale destacar que  os livros infantis devem ficar sempre ao alcance das crianças. Isso estimula a leitura, o que é maravilhoso.


É isso people! Organize seus livros e revistas também, afinal de contas eles merecem todo o nosso carinho.
Meus livros e revistas são meus verdadeiros tesouros!!

Bjs e que tenhamos uma semana extremamente organizada e de muita cultura. ;D

Meninocas, esta semana estarei fora em treinamento em regime de internato (Isso mesmo!) em Friburgo, mas deixei postagens programadas para toda semana. Espero que funcionem. Hssss. Bjokas 1000!!

4 comentários:

Ana Paula Gervason disse...

Nossa quanta ideia legal para organizar os livros, adorei!


Bjss querida e uma maravilhosa semana!

http://toutlamour.blogspot.com

jeito simples disse...

Você é mesmo espetacular..nossa, só dicas perfeitas. Não tenho tantos livros assim, talvez apenas uns 60, mas precisam ser de fato tratados com carinho e sempre bem limpos. Agora, revistas..ai, ai..tenho muitas mesmos e pricipalmente de decoração..Ê cachaça!!!!
Bjos querida...aqui, vamos nos encontrar? Estaremos em Friburgo dia 23 agora..Malvino vai cantar no Chacai de novo, vc se dá pra vc ir.
Seria muito, mas muito gostosa a sua presença conosco!
Bjos

Vanessa Pimenta disse...

Anna,como sempre adorei,principalmente a foto da escada!Perfeito!!!

Bjos e obrigada pelo carinho!

http://nacasadapimenta.blogspot.com/

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi anninha

Que super estantes e tão lindamente organizadas.Mas aquele aparador verde com cestos e flores fez meus olhinhos brilharem!!!!!!!

bjoooo