Fundo

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ser uma boa pessoa é ser educada?

Se a resposta é sim, o que significa 'ser educada'? O que é ser uma pessoa boa? Acho que estou ficando confusa com algumas definições...
 

"Afinal, ser boa pessoa ou uma pessoa boa para quem? Para você ou para os outros? Essa é a incógnita do momento.

Ser uma boa pessoa para muitos é ser agradável, otimista em qualquer circunstância (até porque ninguém quer ouvir as lamúrias do outro), entender sempre, nunca se estressar, nunca ficar brava, engolir tudo e matar no peito qualquer adversidade sempre com um sorriso no rosto e a expressão satisfeita. Tudo bem, mas isso é ser boa para quem?"
 
E o texto continua... "Estudos apontam que as doenças auto-imunes, e outros tantos males da sociedade contemporânea, são desenvolvidas a partir de situações de estresse onde não expressamos ou trabalhamos corretamente as emoções, situações mal resolvidas que ficam relegadas pelas circunstâncias, mas que depois de um tempo cobram seu preço.
Será que vale a pena manter a imagem a custa da saúde? Como conciliar as emoções e o ambiente? Como viver bem e ser uma boa pessoa?"
 
O texto acima são fragmentos do post intitulado Ser uma boa Pessoa da Cissa Branco. Pois bem gente, quem sou, como vocês me enxergam e como realmente estou??
 
Bem, não sei exatamente quem sou e entrei em 'parafuso' ao me deparar com esse questionamento nas seções de terapia. Hsss Sei que sou honesta com tudo e com todos. Não concordo com injustiças, principalmente as cometidas com os mais necessitados. Procuro não magoar ninguém e estou aprendendo a não permitir que me magoem. Apesar de quase 40 anos, ainda me sinto uma adolescente aprendendo a ViveR melhor a cada novo dia!
 
Quer saber de verdade como eu estou ou quer que eu seja boazinha e curta?? Não estou bem!! Minha retrospectiva de 2012 não é das melhores e minhas perspectivas para 2013... prefiro não esperar nada e viver um dia de cada vez, pois assim não são geradas expectativas e a possibilidade de frustrações são minimizadas. ;)
 
Em 2012, após longos 6 meses com muita dor, fui afastada do trabalho por exigência médica. É, não foi uma recomendação!!
 
Desde Maio/12, já foram incontáveis consultas médicas com diversos especialistas (ginecologista, cirúrgico laparoscopista, mastologista, proctologista, nefrologista, angiologista, ortopedista, fisioterapeuta, acupunturista e psicólogo), 3 ressonâncias de pelve (1 a cada 3 meses), 1 ressonância abdominal completa, 1 ressonância de coluna nas regiões lombo-sacro e sacro-coccíggeas, 1 histerosalpingografia, 1 uroressonância magnética, 1 estudo urodinâmico completo, 2 mamografias, diversos ultrassons em diversas partes, 2 colonoscopias, 3 biópsias, 3 exames de CA 125 (melhor identificador de infecções intensas), 20 seções de fisioterapia reabilitadora, 4 (de 10) seções de acupuntura iniciadas esse mês (para tentar amenizar as fortes dores) e diversos medicamentos (preparos alérgicos, Deocil, Zoladex, Duphaston, Cloridrato de Amitripitilina, o novato Allurene e os fitoterápicos); sem dizer que além das fortes dores pélvicas & lombo-sacras, também foi desencadeado um processo de desidrose aguda e psoríase rubra rosa (ambas consideradas doenças auto-himunes). Será que acabei?! Ahhh, na semana do Dia das Mães, fiquei sabendo que dificilmente conseguirei engravidar! E dá-lhe travisseirinho fofinho para tapar meus olhos e abafar meu choro!
 
Não sou uma pessoa pessimista, pelo contrário! Tb não desejo que leiam essas minhas palavras com pesar, mas fico "desorientada" com determinadas atitudes de alguns membros da raça humana!! O fato de minhas atuais deficiências/mutilações e meus tumores são serem ou estarem visíveis para todos, causam a falsa impressão de  que estou mentindo sobre meu real estado de saúde e meu afastamento médico seja invenção. 
 
Para aqueles que pensam desta forma, informo que o fato de eu sorrir para as pessoas que me cumprimentam não significa que estou sem dor;  de estar no supermercado 1 vez por semana abastecendo minha dispensa, não estou andando à toa  e dizer "Estou bem!" qdo questionada é pura necessidade, bons modos e fina educação; além da necessidade de atrair e desejar que tudo se ajeite e melhore; afinal de contas, eu quero ficar bem e o Segredo (Se lembram do livro?), é jogar ao mundo "sementes boas" para que ele/Ele o recompense. Foi assim que aprendi, independentemente de estar sentindo dores da hora que acordo até a hora em que pego no sono, ter dificuldade para ficar de pé até para tomar banho ou sentar para me alimentar.
 
É incrível como as pessoas cobram sempre que você esteja com sorriso no rosto; os cabelos brilhantes, cheirosos e bem arrumados; a pele "de pêssego" e bem maquiada; bem vestida; ser uma profissinal que resolve TODOS os problemas no piscar de olhos; saiba TUDO & NA HORA, e ainda tenha alegria "para dar e vender" mesmo nos dias de tempestade! Se não for assim, você só é entendida como 'momentaneamente incapacitada' (não gosto da palavra doente) se estiver num leito de CTI ou com danos visíveis. O que há de errado em querer passar por td isso com dignidade e sem me fazer de coitadinha?? A maioria me vê como 'aquela que não pode e não deve falhar ou errar/quebrar. Helloooo, não sou máquina!!! Acho isso tão cruel! Por isso tenho esse bloguito... para acertar, testar, errar e ajudar a manter minha mente com o mínimo de sequelas. Pq não?!
 
Sabe qual a conclusão que tiro de tudo isso? Concordo  e penso como uma das comentaristas da Cissa Branco: "Hoje em dia tudo é em prol do 'politicamente correto', ou seja, reclamar é falta de educação, reivindicar direitos tb, dizer que não gosta ofende, e dizer a verdade ofende ainda mais!".
 
Acho que hoje vale a pena uma bela Oração. O que acham de Maria, passa na frente?
 
Me desculpem o desabafo e fiquem tds com Maria. ;)
 

Nenhum comentário: