Fundo

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CA 125, o que significa essa sigla?

Essa sigla vem me acompanhando fazem 5 anos e periodicamente faço um exame de sangue específico com esse nome, mas não sabia exatamente do que se tratava. E você, sabe do que se trata?


Sempre que pergunto ao meu ginecologista ele diz que não é nada de mais, mas precisamos acompanhar e por isso refaço esse exame a cada 4 ou 6 meses nos últimos 2 anos, mas o que significa de verdade??
 
Em minha última consulta fui mais exigente e descobri. CA 125 ( Cancer Antigen, ou seja, Antígenos associado ao Câncer 125) trata-se de uma glicoproteína, normalmente produzida pelo epitélio das serosas, trompas de falópio, endométrio e endocérvix.
 
Não é encontrada em ovários 'normais'; entretanto são encontrados no câncer de ovário e endométrio com acometimento extra-uterino, sendo um importante marcador tumoral para indicações e tratamentos. Estudos mostram que 82% dos casos malígnos tem CA 125 > 35 U/ml e apenas 3% das pacientes com massas pélvicas (tumores) não malignas têm níveis > 35 U/ml. Níveis superiores a 65 U/ml correspondem a 5% de sobrevida em 5 anos. Em meu último exame (Fev) o índice caiu de 64 U/ml para 40 U/ml; todavia, também existem endometriomas e um Cisto de Naboth no caminho, mas meu médico diz que está tudo sob controle e eu confio nele. É por isso que quando alguém me pergunta como eu estou, limito-me a... "Está tudo sob controle." fazer o que, né? Hssss

  
Esse exame além de ser utilizado para o Câncer de Ovários também é utilizado para diagnosticar casos agudos de endometriose profunda (estágios III e IV), especialmente quando as amostras de sangue são coletadas durante os 3 primeiros dias da menstruação (período em que eu realizo os exames) e seu nível varia com severidade da doença podendo ser encontrados acima de 100 U/ml. Nesses casos uma ultrassonografia e uma ressonância magnética da pelve são solicitadas para confirmações.
 
E pq estou contando para vcs, meninocas? Pq tenho endometriose profunda remissiva (que voltou mais grave mesmo após ampla cirurgia realizada em 2010), acompanhanada de uma infecção severa nos ovários, rins e fígado (graças a Deus, até agora, não foi encontrada malignidade, embora meus níceis estejam acima do limite) e desejo do fundo do meu coração que vocês se cuidem sempre e sempre, mas antevendo-se aos assuntos, ou seja, preventivamente, não como eu estou nesse momento... corretivamente. Falou?!
 
É isso aí people, a VIDA É LINDA, mas nem sempre é mole não! De qualquer forma... Simbora em frente que atrás vem geeente meu povo e minha pova!!!!
 
Bjokas e um dia consciente para tds nós. ;D
 
 

2 comentários:

Faniquito disse...

Oii, minha linda.

Teu post é altamente esclarecedor e de fato pode alertar muitas pessoas. Legal essa sua postura mesmo passando por essa situação.

Estimo de coração q vc fique bem e sei q vc conseguirá se manter bem firme e equilibrada pois isso ajudará muito na sua recuperação.

Fica bem e se cuida direitinho

Beijinhos

Ana

Anônimo disse...

Ana,

Estou na torcida por sua recuperação , você é um mulher que tem muita luz é abençoada por Deus e merece tudo de maravilhoso nessa vida.

Pense que tudo isso vai passar é somente uma fase e logo você poderá desfrutar de toda as alegrias que estão reservadas para você.

Colocarei seu nome em minhas orações para que você continue firme, positiva e forte.

Um grande abraço .

Naphis ( Brasília/ DF)