Fundo

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Histerossalpingografia? Hãaa?!

Histerossalpingo o quê? Meninas, alguém sabe o que significa ou o que é esse palavrão horroroso? Pois bem, trata-se de um exame para verificação das tropas uterinas. Simples? Eu não acho!!

www.aindavousermae.zip.net 

De uma forma bem resumida, a histerossalpingografia é um raio-x contrastado, geralmente com material a base de iodo, da cavidade uterina e suas tubas. O contraste é inserido através do colo do útero com o auxílio de uma sonda.

É um dos exames mais antigos que se tem notícia para investigação de infertilidade. Muitos estudiosos dizem que o método já é usado a quase 1 século, isso mesmo, a quase 100 anos e mesmo com toda evolução da tecnologia, não existe outro exame tão completo e "garantido" como esse.

É claro que, com o passar do tempo, o procedimento de execução mudou e em determinados locais os médicos não pinçam mais o útero, o que causa muita dor. Além disso, para o caso de mulheres alérgicas ao iodo, como eu, já evoluiram ao ponto do exame ser realizado mediante anestesia geral. Isso mesmo!! Até o preparo prévio para a realização deste exame mudou bastante. Em alguns lugares não mais é necessária a limpeza total dos intestinos, a parte mais desagradável do preparo; mas o jejum total de 12 horas (incluindo água).... esse continua; principalmente se for realizado sob anestesia.

Médicos especializados no assunto garantem que o resultado desse exame é um verdadeiro divisor de águas entre os tratamentos de infertilidade. Se tudo estiver 'normal', digo, as trompas estiverem com passagem, o tratamento seguinte é mais simples "in vivo", caso contrário o tratamento deve ser "in vitro".

Mas e o que é "in vivo" e "in vitro"? Já estamos falando em métodos de gravidez!! "In vivo" significa gravidez  por inseminação, onde o sêmen é colocado dentro do óvulo e onde a fecundação é feita normalmente dentro do útero. Já "in vitro" significa que tudo é feito 'no vidro' Hsssss É o que conhecemos como bebê de proveta. A fecundação é feita no vitro (proveta) e é inserido no útero para desenvolvimento e gestação.

Já fiz esse exame na época de minha grande cirurgia de endometriose e tumores, mas hoje resolvi dividir essa 'aulinha' com vocês pq, como sabem, continuo na minha busca por meu filhote e às 16h estarei na Clínica São José, aqui no RJ, fazendo esse exame novamente pq nos últimos 2 anos tudo está indicando que terei de partir para a proveta.

É people, hoje peço uma oração para mim, pois como sou alérgica ao contraste terei de tomar anestesia geral (o que me deixa tensa), mas tudo valerá pela busca de meu baby.

No mais, desejo uma semana feliz para tds nós.
Estejam e fiquem sempre com Deus. ;D

3 comentários:

ana maria ( jeito de casa) disse...

oi Anninha, estou aqui torcendo por vc, sabe que no fim anestesia geral vai ser mais confortável.
Já fiz este exame, pois tinha o útero bicorno, praticamente todo fechado em 2 cavidades.
Qdo engravidei do filho mais velho é que o medico viu que meu útero era diferente, o que me fez ficar muito assuada. Só pude fazer o exame depois de ter recuperado do parto dele e conhecer relamente como meu utero era.Na gravidez da filha ela ficou no lado menor, mas deu tudo certo também, tinha grande chances deles serem prematuros por causa disso. No fim deu tudo certo e vai dar tudo certo pra vc também querida!
Corra atrás do seu sonho mesmo!

bjo enorme

Myrian disse...

Olá Ana Maria,
Eu também já fiz esse exame, há 35 anos atrás.
Pensei que com a evolução da medicina não fizessem mais.
Estou torcendo e rezando por você!
Eu também lutei muito para ter meus filhos.
Hoje, sou mãe de quatro e avó de um, por enquanto.
Deus a abençoe.
Beijos.

Neli Rodrigues disse...

Minha amiga, espero que vc tenha sucesso para conseguir seu baby, seja qual método for.
Que Deus ilumine seu caminho.
Sempre estarei aqui torcendo por vc.
Bjs