Fundo

terça-feira, 25 de junho de 2013

Já se deu um minutinho de relax hoje?

Nesses dias de stress puro e muitas manifestações percebi que fazia tempo que não meditava e resolvi parar e me dar um minutinho. E você, já se deu um minutinho de relax?

 
Como os degraus da escada da evolução, os passos para um momento de relaxamento são simples e  fundamentados na conscientização das quatro fases da respiração; que são: Inspiração - Intervalo (Retenção) - Expiração - Intervalo (Vazio), que propiciam a energização e o relaxamento.
 
Através da inspiração e da retenção conscientes captamos melhor o oxigênio e as energias. O oxigênio queima os excessos de açúcares e gorduras, transformando em energia para o corpo, para a mente e para vida. Através da expiração os pulmões eliminam o gás carbônico e as toxinas do corpo e, energeticamente, propicia uma limpeza, uma desintoxicação e relaxamento.
 
A relaxterapia permite ao nosso cérebro sintetizar as beta-endorfinas, que são substâncias analgésicas potentes e que nos dão a sensação de bem-estar, fortalecem as defesas orgânicas, relaxam as tensões e protegem nosso coração contra infartos e nosso cérebro contra os derrames. É bom saber que 20 minutos de relaxamento equivalem a 2 horas de sono.
 
A gente tem tempo para todas as pessoas, para a empresa, para tudo, mas já reparou que nunca nos damos uns minutinhos de pausa? Está na hora de reservarmos um tempo para nós mesmas, para este diálogo interior, para esta reflexão intima, para este retiro espiritual. Esse minutinho de relax pode ser feito todas as noites antes de se deitar ou mesmo na fila de espera do banco.
 
Então, se animou? Para um relaxamento perfeito, se possível, reserve 20 minutinhos de seu dia, prepare o ambiente com uma luz bem suave, coloque uma musica baixinho, deite-se ou sente-se bem a vontade. Suavemente feche seus olhos, deixe a boca semi-aberta, dentes não se tocando, lábios não se tocando. Preste atenção plena em sua respiração, inspirando pelas narinas e expirando pela boca. E vá respirando calmamente, lentamente, suavemente e tranqüilamente.
 
A respiração calma acalma seu corpo e sua mente. Quanto maior a inspiração e a retenção, maior a oxigenação e a energização. Quanto maior a expiração, até eliminar todo o gás carbônico, maior a desintoxicação e o relaxamento. Vá mentalizando: inspirando, oxigenando, energizando e segure o fôlego. Mentalize sempre: 'Eu me amo, me estimo, me cuido, vou ser cada vez mais eu mesma, crescer, evoluir, melhorar e realizar os meus sonhos. Depois solte: expirando, desintoxicando e relaxando. E o faça durante o tempo que conseguir sem forçar a natureza. Depois vá se alongando, espreguiçando, acordando para a verdadeira vida.
 
Se não quiser fazer nada disso, simplesmente se dê um minutinho de pernas para o ar, pensando em nada, nadinha! Faz bem e relaaaaaxa que só! Hsss
 
Bjokas e um dia relaxante para tds nós. ;D
 

Um comentário:

Grasiela disse...

oi Anna, eu to precisando

adorei o post e roubei a fotin rssss

beijo
Grasi