Fundo

domingo, 21 de novembro de 2010

Em memória das vítimas de trânsito.

Hoje o mundo todo, infelizmente, está celebrando a memória dos milhões de seres humanos vítimas da violência no trânsito. Digo infelizmente por acreditar que não deveríamos ter tantas vítimas!

Essa data, definida pela ONU, também serve para alertar a todos - vitimas, familiares de vítimas e aquelas poucas pessoas de sorte gigantesca que não foram ainda atingidas por essa doença social - que esse tipo de violência é absolutamente previsível e, portanto, perfeitamente evitável.

Instituída pela Organização das Nações Unidas em sua Assembléia Geral do ano de 2005, o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO vai sendo incorporado ao calendário de eventos dos países membros.

O ponto de partida foi na cidade do Rio de Janeiro. O Movimento PROSSEGUIR É PRECISO, que deu origem a ONG TRÂNSITOAMIGO, lançou a idéia de uma grande mobilização nacional no dia 18 de novembro (terceiro domingo do mês de novembro daquele ano) pedindo pressa na aprovação da Lei 798/07 que tramitava nas comissões temáticas com aprovação sempre por unanimidade. A referida lei que foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados no dia 19 de agosto, padroniza as penas alternativas aplicadas aos criminosos de trânsito, através da prestação de serviços de apoio às equipes de resgate, nos hospitais de emergência e nas clínicas de reabilitação.

Rapidamente a idéia nascida na cidade do Rio de Janeiro espalhou-se para outros municípios e estados, sob a coordenação do engenheiro Fernando Diniz (Pai-Órfão que perdeu seu filho mais velho, Fabricio, em 2004 e que foi fonte de inspiração do Projeto de Lei) transformou-se em uma verdadeira rede de solidariedade na coleta de assinaturas que, em um único dia, reuniu dezenas de milhares de manifestações de apoio.

No ano passado quase perdi meu irmão mais novo num gravíssimo acidente de carro e penso não haver dor maior do que ver a vida das pessoas que amamos esvair-se aos pouquinhos. Por graça de Deus 'O todo Poderoso' meu irmão se recuperou e está conosco, mas sei que muitos não conseguem essa bênção divina e nos deixam.

Seja consciente e faça sua parte para evitar o aumento das estatísticas horripilantes que circundam este assunto!
Use o cinto se seguraná e respeite SEMPRE os limites de velocidade.
Que Deus nos proteja sempre.

Cuidem-se!

5 comentários:

Analice disse...

Sabe, eu sou muito medrosa, por mim, e pelos que me cercam... As pessoas são tão irresponsaveis... Mas só Deus.... na nossa causa e nós com os nossos bons pensamentos,

Analice disse...

Muito obrigada!!!
No meu blog estão um pouquinho dos meus pensamentos, medos, anseios... desejos... e descobertas..
tb gostei muito do seu... adorei o jeitinho, o designer!!!

FRAM.. disse...

oi ana..eu sou muito temerosa com trânsito..já perdi muitos entes queridos..sempre falo naõ adinate saber dirigir tem que saber por vc e pelos outros..que as pessoas se conscientizem...beijocas...
boa semana

Anita disse...

Anna, que post de emocionar. Pude perceber toda sua emoção e gratidão pela recuperação de seu irmão no acidente sofrido, e confesso que nem estava atenta ao dia de hoje. Pela Graça de Deus nunca aconteceu nada no trânsito nem comigo, nem com familiares, mas a dor sentida pelo meu filho mais velho(21) pela perda de alguns amigos em acidentes de trânsito é uma coisa de me deixar sem fôlego.É uma tristeza e sofrimento para os familiares,sem fim. Realmente é o cinto de segurança... consciência... moderação... evitação de álcool e outras drogas e Gratidão a Deus, porque cada dia que tudo acaba bem e todos voltam pra casa num trânsito doido que se vive é pra dar Graças, mil vezes Graças ao Todo Poderoso. Bjs.

Minhas filhas,minha razão de viver disse...

Oi Anna!!!!Ai que bom que você gostou!Foi meu 1º amigo secreto virtual e estava com muito medo de errar,ainda mai s pra uma amiga como você;inteligente,viajada,com um blog suuuuper legal;então estou feliz.Beijos e um ótimo começo de semana.Xauuuu!!!