Fundo

sábado, 19 de novembro de 2011

Já provou uma Panna Cotta?

Gentem, eu adoro essa sobremesa, delicada e tipicamente italiana como meu vozinho Teteu, e sempre que quero apreciá-la passo no bistrô de minha amada amiga Dulce, o Petite Itália que fica aqui no RJ no bairro de Botafogo do qual sou super suspeita para falar. Hsss


Assim, ao perceber que ando sumida de lá e desejando muito comer essa delícia, hoje apresento-lhes a receitinha para que você faça essa delícia em sua casa tb. É claro que a do bistrô é maravilhosa e o chef Josué capricha e vale a pena esperimentar a de lá que tem como cobertura um delicioso coulli de frutas vermelhas.


Panna Cotta com Compota de Blueberries
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes

Panna Cotta:

- 1/4 xícara de leite
- 2 e 1/2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
- 3 xícaras de creme de leite fresco
- 2/3 xícara de açúcar
- 1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:

- 1 xícara de blueberries (mirtilos) frescos
- 1/3 xícara de vinho branco seco
- 1/4 xícara de açúcar


Modo de preparo

1. Salpique a gelatina em pó no leite frio e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Quando passar esse tempo, dissolva em banho maria até que fiquei líquida. Você pode fazer essa etapa no forno de microondas, mas tome cuidado para não usar potência máxima e não deixar a gelatina aquecer demais, pois se isso ocorrer ela perde as propriedades gelificantes que queremos.

2. Leve ao fogo médio o creme de leite com o açúcar, mexa constantemente e quando o açúcar estiver dissolvido, desligue o fogo. Não deixe ferver. Acrescente a gelatina derretida e a baunilha. Distribua em potinhos do tamanho desejado e leve a geladeira até firmar, aproximadamente 3 horas.

3. Enquanto a panna cotta está na geladeira, prepare a calda. Leve ao fogo baixo todos os ingredientes, cozinhe lentamente até que a calda fique bem encorpada mas com algumas blueberries ainda inteiras. Retire do fogo e deixe esfriar.
Sirva a panna cotta gelada com a cada fria.

Ai, ai.... Amo receitas gostosas, delicada e fáceis. E você, gostou ou não da minha dica? Corre lá em sua cozinha e mãos-a-obra!
Tenho certeza de que surpreenderá e arrancará suspiros do amado depois de um carinho doce desses.

Bjão e um fim de semana delicado e maravilhoso para tds nós. ;D

Um comentário:

Izis Borck disse...

Menina que receita simples, adorei.
Beijocas