Fundo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Você conhece os símbolos do Natal?

People, a simbologia do Natal todos nós conhecemos, mas você conhece quais os símbolos mais importantes desta data? Isso mesmo, os símbolos.


Símbolo - A árvore
Um dos grandes símbolos do período natalino é a árvore de Natal que simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a Vida, o grande e maior presente de Deus.

De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal, ou árvore de Cristo, deve ser montada a partir do dia 30 de Novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus) e em 6 de Janeiro (Dia de Reis) é o dia de desmontá-la.

2º Símbolo - O Presépio
Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus nasceu. De acordo com a igreja o presépio foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. A orientação da igreja para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites e sua montagem deve seguir a mesma linha da preparação da árvore, aos poucos. A dica é o de começar a montar com a gruta, depois os animais e os pastores, mas Maria, José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo da noite de Natal.

3º Símbolo - A Estrela
Significa a guia divina dos 3 Magos até o local de nascimento do menino Jesus e por isso, geralmente, a colocamos no topo da árvore.

4º Símbolo - Os Sinos
Os sinos representam o anúncio para a humanidade do nascimento de jesus Cristo, o Salvador.

5º Símbolo - A Guirlanda
Colocada na porta de entrada das casas anuncia que é época de Natal. Em muitos países se faz com ramos de pinheros uma coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do menino Jesus.

6º Símbolo - As Velas
Comentadas no 5º item acima, as velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No 1º Domingo deste tempo litúrgico, acende-se a 1ª vela simbolizando o perdão de Adão e Eva, a 2º a Fé, a 3ª a alegria do rei David que celebrou a aliança e sua continuidade e a última vela simboliza o ensinamento dos profetas.

7º Símbolo - Canções natalinas
Anjos cantores anunciam uma  boa notícia. "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade.". Anjos, ou seja, mensageiros surgem nos céus para confirmar o nascimento do filho de Deus e pela melodia prenunciam um novo tempo. As primeiras canções natalinas datam do século iV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.

8º Símbolo - Papai Noel, Boneco de Neve e Presentes
Lendas e histórias tratam destes símbolos, mas de forma geral foram criados na era moderna para fazer da data, em minha opinião, um momento de consumo.

É isso people! Espero que vocês levem a 'aulinha'  de hoje para seus filhos e familires, pois nesses tempos de violência relembrar os ensinamentos cristãos podem fazer diferença.


Gostaram do presépio acima? Não podia deixar o artesanato de lado. Lindo, lindo, não? E o seu... como é? Conte-me aqui.

Bjokas e excelente & divina semana para todas nós. ;D

Um comentário:

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Amiga, não tenho presépio, que vergonha!!! ainda não comecei a fazer nada aqui em casa, gosto de começar em primeiro de dezembro.
muito prática a aulinha!rs

bjo