Fundo

segunda-feira, 5 de março de 2012

Saiba, hoje é dia de Múscica!

Você conhece as Bachianas? O Trenzinho Caipira você certamente já ouviu em alguma abertura de novela, não é? Pois bem, hoje é Dia Nacional da Música Clássica e aniversário do maestro Villa Lobos.
 
 
 
 
Maestro Villa Lobos, Heitor Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Aos seis anos recebeu sua primeira instrução musical de seu pai que era funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador.
Aos 12 anos, órfão de pai, Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; e paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos “chorões” (músicos populares que tocavam choros), que com suas canções de rua foram seus primeiros professores e base de inspiração para suas futuras composições.
 
 
 
 
Tendo composto cerca de 1.000 obras e considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, o Maestro, um dia disse: "Sim sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo". (Fonte: 19º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica)
 
 
 
 
Villa Lobos faleceu em 17 de novembro de 1959. Encontra-se sepultado no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro e em sua lápide existe a incrição: "Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade sem esperar resposta".

 
 
Eu hoje exalto, em mais alto tom, que amo a magnífica obra deste grande Maestro. Que bom que hoje é o Dia da Música Clássica!

Bjs e que nossa semana seja musical e iluminada. ;D

Um comentário:

jeito simples disse...

Ah Anninha...
que maravilha sua postagem. Eu também amo Villa Lobos e tenho um amigo que se chama Heitor, em homenagem a ele.
Vamos nos encontrar quando?
Bjos
;)