Fundo

quinta-feira, 30 de maio de 2013

É feriado, é Corpus Christi! Eba!!

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo e foi utilizada pela igreja católica a partir do século XIII, mais precisamente no ano de 1269 para que as pessoas 'sentissem' a presença real de Jesus Cristo.
Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia, decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar pela cidade de Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.
Uma curiosidade bacana é que o Papa Urbano IV, pediu que os objetos relatados acima fossem levados para a cidade de Orviedo para verificação e isso foi feito em uma grande procissão na qual as pessoas enfeitaram o chão para que os objetos passassem. Nesse momento a festa de Corpus Christi foi decretada e com ela a tradição da procissão e dos lindíssimos e criativos tapetes de flores, sal e serragem. No Brasil a tradição dos tapetes teve início no século 18, por meio dos colonizadores, na cidade de Ouro Preto e hoje o maior tapete da América Latina é feito na cidade de São Gonçalo (RJ).

A data é comemorada sempre nas 5as feiras, pois foi nesse dia que Jesus celebrou a Última Ceia e pediu que relembrassem a data. Como se trata de um feriado cristão, voltado à espiritualidade, é  ponto facultativo em todo nosso país. Isso mesmo, não é feriado nacional e cada município decide, através de decreto, sobre a existência ou não desse feriado ano após ano.
Espero que tenha gostado de mais esse 'Anna Explica'. Hsss
Bjokas e um lindo dia de reflexão divina para tds nós. ;D

2 comentários:

Anônimo disse...

Dona Anninha é cultura!!
Sempre trazendo algo muito interessante pra gente. AQui em SC é feriado sim.

bjus amiga, lindo findi pra vc e seu amor!

Anônimo disse...

Dona Anninha é cultura!!
Sempre trazendo algo muito interessante pra gente. AQui em SC é feriado sim.

bjus amiga, lindo findi pra vc e seu amor!