Fundo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Organizando a rotina de Limpeza!

People, vira e mexe eu falo de organização às 2ªs feiras e após um dia de comemorações em família, nada melhor do que organizar a rotina de limpeza da casa. Já falei por aqui de uma agenda geral de limpeza, mas se você quer algo mais compacto e voltado á rotina diária... a hora é agora! Hsss


Muitas vezes atropelamos toda rotina de limpeza por não termos foco e disciplina, daí, basta algum cantinho nos chamar a atenção para nos desviarmos da linha lógica de trabalho e iniciar um zigue-zague interminável que faz com que uma faxina de 2 horas durem... umas 6 horas, não é?

Se você tem empregada, é fundamental explicar como prefere que os ambientes sejam limpos e com quais produtos, dando especial atenção à quantidade e à maneira de usá-los. Ensine também coisas simples, mas às vezes esquecidas, como tirar o pó das estantes de cima para baixo e usar panos e esponjas diferentes para banheiro, cozinha, vidros e portas (compre peças de cores variadas, isso ajuda na separação).

Ocupe-se ainda em criar um calendário, determinando o que deve ser limpo conforme o dia da semana e as tarefas relativas a cada ambiente, como aspirar o chão e limpar as vidraças das janelas e portas. Para não haver esquecimento, fixe a tabela na cozinha ou área de serviços.

Em geral, Segunda-feira é dia de arrumar a bagunça do fim de semana, priorizando os espaços mais usados no Sábado e Domingo, como quartos e salas de estar e de TV. Para os outros dias, eleja os ambientes conforme suas necessidades.

Não se esqueça que seu calendário precisa especificar ainda os trabalhos diários: lavar e passar roupas, esvaziar os cestos de lixo do banheiro, limpar o fogão e o piso da cozinha. Serviços mais espaçados, como limpeza de lustres, podem ser feitos a cada mês. Se desejar um cronograma bem detalhado leia nesse post aqui. Caso você tenha faxineira uma vez por semana, ela fica encarregada da limpeza e você assume a manutenção da ordem nos outros dias.

É isso aí people! Após festas, nada melhor do que colocar a casa em ordem!

Bjokas e uma semana organizada e iluminada para todas nós. ;D

2 comentários:

jeito simples disse...

Ai , ai.. ando tão preguiçosa.
Mas não tô deixando a peteca cair. marido quando chega tá tudo organizadinho..rsrsrsrsr
Bjos

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Anninha

Era o meu desenho favorito amo até hoje.
Amiga sou super bagunçada e só faço as coisas conforme o dia o clima..preciso de mais umas aulinhas contigo..ahaha


bjão querida