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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Roteiro de limpeza para a casa!

People, vocês já pensaram em ter um roteiro pré-definido de limpeza para a casa? Isso mesmo, um roteiro! E um cronograma de atividades?


Parece óbvia a realização de algumas tarefas, mas muitas vezes quando não definidas ou ditas às assistentes essas tarefinhas 'óbvias' acabam não sendo realizadas e qdo questionadas as assistentes dizem... "Mas a Sra não disse que queria!".

Pois é people, tenho ouvido muito essa frase nas inspeções de SST (Segurança do Trabalho) que tenho realizado nas usinas do Grupo em q trabalho. É incrível como empresas especializadas em limpeza têm a capacidade de proferir frases como estas.

Inicialmente senti muita raiva e coloquei cláusulas contratuais na frente, depois... simplesmente agi como agiria em minha casa. desde criança vejo minha mãe com um cronograma de tarefas domésticas que na época em que morava com ela tinha muita raiva, mas desde que comecei a morar sozinha tb fiz o meu e agora... ahhhh agora estou implantando-o na usinas hedrelétricas.

Isso mesmo, tem usina com cronograma de limpeza doméstica sim!!!! E vamos lá.... pq agora, compartinho com vcs o CGL (Cronograma Geral de Limpeza) de minha casa e das usinas.

Diariamente
  • Jogue o lixo fora e limpe as lixeiras.
  • Execute impeza leve dos banheiros (para não acumular sujeira).
  • Execute limpeza leve da cozinha.
  • Lave as louças e limpe o fogão.
  • Varra e passe pano úmido no chão.
  • Limpe o vaso sanitário e pia do banheiro.
  • Abra as janelas (para ventilar por no mínimo 1 hora).
  • Se você tiver animais domésticos, limpe a sujeira, o prato de comida e troque a água dos bichinhos.
Uma vez por semana
  • Troque a roupa de cama, mesa e banho, além de lavar as capas protetoras dos travesseios.
  • Limpe os espelhos.
  • Tire o pós dos móveis, equipamentos de som & vídeo.
  • Limpe abajures, persianas e as portas.
  • Lave detalhadamente os banheiros, cozinha e as lixeiras (incluindo azulejos).
  • Lave detalhadamente as áreas externas e/ou áreas de serviço.
  • Aspire os tapetes, carpete e cortinas.
  • Limpe com água sanitária as peças em mármore (pias, soleiras de porta, peitoris de janelas, degraus de escadas).
  • Lave e passe as roupas. (Caso necessário, lave as roupas em mais 1 ou 2 dias da semana)
  • Regue as plantas.
A cada 15 dias
  • Faxine o fogão e forno (principalmente se vc faz muita fritura e usa mto o forno).
  • Faxine a geladeira e eletroportáteis da cozinha.
  • Descongele a geladeira (se necessário).
  • Lustre seus objetos de prata.
  • Limpe janelas e vidraças.
Uma vez por mês
  • Esvazie e higienize os armários da cozinha, principalmente a gaveta de talheres.
  • Esvazie e lave os porta mantimentos.
  • Lave as velas de seu filtro d'água.
  • Vire os colchões das camas.
  • Lave as cortinas e tapetes leves.
  • Encere e lustre o chão.
  • Organize armários de roupas e gavetas.
  • Limpe interruptores, lustres, paretes e teto.
  • Lave os tubos e bocais do aspirador de pó  e troque o filtro descartável.
A cada 6 meses
  • Lave as cortinas e tapetes mais pesados.
  • Lave ou troque o filtro dos aparelhos de ar condicionado e exaustor.
  • Lave e higienize a caixa d'água.
  • Aplique vaselina, cilicone ou cera de abelha nos móveis de couro natural.
  • Passe removedor de cera no piso de madeira.
  • Limpe e higienize os ralos e sifões das pias.
  • limpe as calhas do telhado.
Uma vez por ano
  • Dedetize a casa.
  • Confira e refaça (vc mesma) os rejuntes dos banheiros, área de serviço e cozinha.
  • Regule ou troque as válulas de descarga e torneiras.
Basicamente é isso people. Esse é um cronograma básico e pode ser detalhado conforme sua vontade. E pq é básico? Pq não adianta nada eu simplesmente copiar meu manual detalhado aqui, pois cada casa é uma casa, com hábitos, rotina e necessidades próprias.

Na casa de minha mãe havia um cronograma hiper detalhado (e detestável) para a semana, o mês e o ano. Havia tb um cronograma com o cardápio definido e rotativo para todo os dias da semana. Ahhh, nesses cronogramas ela além de detalhar as tarefas, detalhava o como fazer e quem fazia. Isso mesmo, as crianças tb trabalhavam!!! Hsssss (por isso era detestável).

Está dito na bíblia, "A mulher Virtuosa atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça” (Pv 31.27)

Muitas vezes td isso parece simples e detestável, mas é importante estabelecermos uma rotina para determinadas atividades para que estas sejam regularmente executadas e não nos gerem inconvenientes. É o primeiro passo para pouparmos tempo e esforço, sobrando assim, mais tempo para aproveitarmos as coisas boas da vida.


Se você quiser um listinha básica das atividades à serem realizadas diariamente passe neste link aqui e imprima a sua. É simples, mas excelente para fixar na porta da geladeira e fazer com que todos colabores com as atividades (filhos, marido e assistentes).

Uffa, o post ficou imenso, mas espero que essas diquinhas simples as ajudem a organizar melhor o seu tempo e suas casas.
Bjs e uma semana organizadinha para tds nós. ;D

5 comentários:

chica disse...

Organização é tudo! Belas dicas!beijos,chica

Elza Carrara disse...

Anna, um post importantíssima, já salvei aqui no meu computador, rsrsrs
bjs

Anônimo disse...

Really good post!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Anninha

Nossa amiga, nunca fui assim organizada... levo a coisa do jeito que consigo e no momento estou sem uma ajudante.
Tinha um apessoas maravilhosa que vinha qui em casa, mas acabei perdendo e me travo na hora de procurar outra pessoa. Vou ter que criar coragem porque desde a semana passada a coluna anda travando e estou com medo de sofrer..

bjus

Unknown disse...

Olá Ana,
Amei o post!!! Era tudo que eu precisava, pois sou muito bagunceira e desorganizada. Neste domingo resolvi começar a limpeza e organização pelo meu quarto, deu trabalho rsrsrsr mais depois ficou ótimo.
Amei sua rotina, já está pregada na minha geladeira.
Agora é seguir direitinho.
Mil beijos
Elaine