Fundo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

E chegou a Festa de São João!!!

As festas juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal (Santo Antônio, São João e São Pedro & São Paulo).


A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão; assim como as roupas 'caipiras' ou 'saloias',clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia (enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo).


No Brasil, a festa recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de Junho. O São João brasileiro é típico da região Nordeste, pois por ser uma região árida, seus habitantes agradecem anualmente ao santo de mesmo nome, e também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjuca (que já ensinei neste post aqui) e pamonha.


As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordesde e as festas do Brasil Caipira, ou seja, as que acontecem, principalmente, nos estados de SP norte do Paraná, MG e GO. As comemorações acontecem com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró.


É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha. Nestas festas o forró é o rítmo mais tocado, mas tb toca-se o baião, o xote, o reizado e o samba-de-coco.


Si minina, é isso aí!! Prepare ocê também sua festança com pé-de-moleque e canjuca e depois me envie fotinhos que publicarei aqui!!!

Bjs e uma 4a feira dançante para tds nós. ;D

3 comentários:

ANGELICA LINS disse...

Lindas imagens e o texto muito bom.

Adoro festas juninas. Aqui em Maceió temos muitos concursos de quadrilhas e muita animação. Comidas típicas, feitas de milho também são minha perdição...Huuuuummm!

Beijo querida.

Grasiela disse...

eu adoro Anna, aind mais comer aquelas coisinhas gostosas e tomar quentãooo


beijo Grasi
@adorolilas

Ana Paula Gervason disse...

Hummm...que delícia! Eu adoro festa junina! Essa semana na minha casa teve comidas típicas como canjica, pé de moleque, canjiquinha salgada...parecia até festa de São João...rsrsrs

Bjss e uma maravilhosa noite!

http://toutlamour.blogspot.com