As festas juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal (Santo Antônio, São João e São Pedro & São Paulo).
A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão; assim como as roupas 'caipiras' ou 'saloias',clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia (enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo).
No Brasil, a festa recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de Junho. O São João brasileiro é típico da região Nordeste, pois por ser uma região árida, seus habitantes agradecem anualmente ao santo de mesmo nome, e também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjuca (que já ensinei neste post aqui) e pamonha.
Imagem: www.mdemulher.abril.com.br
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordesde e as festas do Brasil Caipira, ou seja, as que acontecem, principalmente, nos estados de SP norte do Paraná, MG e GO. As comemorações acontecem com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró.
Imagem: www.marthastwart.com
É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha. Nestas festas o forró é o rítmo mais tocado, mas tb toca-se o baião, o xote, o reizado e o samba-de-coco.
Imagem: http://gobranova.blogspot.com
Si minina, é isso aí!! Prepare ocê também sua festança com pé-de-moleque e canjuca e depois me envie fotinhos que publicarei aqui!!!
Bjs e uma 4a feira dançante para tds nós. ;D
3 comentários:
Lindas imagens e o texto muito bom.
Adoro festas juninas. Aqui em Maceió temos muitos concursos de quadrilhas e muita animação. Comidas típicas, feitas de milho também são minha perdição...Huuuuummm!
Beijo querida.
eu adoro Anna, aind mais comer aquelas coisinhas gostosas e tomar quentãooo
beijo Grasi
@adorolilas
Hummm...que delícia! Eu adoro festa junina! Essa semana na minha casa teve comidas típicas como canjica, pé de moleque, canjiquinha salgada...parecia até festa de São João...rsrsrs
Bjss e uma maravilhosa noite!
http://toutlamour.blogspot.com
Postar um comentário